Quem Somos | persevera

QUEM SOMOS

HISTÓRIA

 

A Persevera é uma empresa independente de gestão de recursos fundada em 2018 e composta por profissionais com décadas de experiência em gestão de fundos de investimentos e que compartilham uma filosofia baseada na busca constante de diversificação e em uma visão processual de tomada de decisões voltada à construção de uma franquia moderna de gestão de ativos.

 

A Persevera é uma Partnership e todos os seus profissionais tem como valores centrais a honestidade, ética, transparência, independência de pensamento, meritocracia do argumento e sinceridade radical e que acreditam poder trazer aos investidores alternativas de investimentos em um cenário econômico diferente do que prevaleceu por muitos anos no Brasil.

Embora os desafios e problemas no Brasil ainda sejam inúmeros, o país passou, ao longo dos últimos 25 anos, por um importante processo de “normalização” de sua economia. A hiperinflação deixou de existir, ocorreram importantes reformas e privatizações e nos livramos do artificialismo da taxa de câmbio fixo. Migramos para um regime de metas de inflação, aprovamos uma Lei de Responsabilidade Fiscal, acumulamos superávits fiscais, Reservas Internacionais e criamos um importante colchão contra turbulências.


Dando continuidade a esse processo de “normalização econômica”, observamos a consistente queda da inflação e das taxas básicas de juros, excelente notícia para o país e para o ambiente de negócios, ao mesmo tempo em que representa um enorme desafio para poupadores e investidores. Isso porque grande parte dos investimentos dos brasileiros ainda está concentrado em poupança, fundos DI e renda fixa tradicional, que, atualmente, trazem um retorno real que não chega a 0,15% ao mês (pouco mais de 1% ao ano) . Não há como acumular um patrimônio substancial para o futuro com essas rentabilidades e é natural que nesse cenário macroeconômico os investidores busquem alternativas de investimentos com perspectivas maiores de retornos, com maior diversificação e com maior exposição ao risco e os fundos Multimercados – e a Persevera - são uma alternativa para enfrentar essa nova realidade.

Acreditamos na nossa capacidade de geração de retornos maiores do que os citados acima, com uma política rigorosa e sofisticada de controle de riscos . Defendemos a construção de um Fundo Multimercados diversificado, composto por estratégias envolvendo uma grande gama de operações de renda fixa no Brasil e no exterior, diferentes moedas, ações de empresas de alto potencial de valorização, índices globais de ações, posições de valor relativo e operações corporativas, hedges e proteções, entre inúmeros outros investimentos.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

 

Experiência em gestão de fundos de investimentos e trabalho em equipe: contamos com uma equipe de profissionais que na média possui mais de 20 anos de experiência em gestão de recursos de terceiros e que, em sua grande maioria, já trabalhou junto em uma mesma instituição, baseando-se no trabalho em equipe, no compartilhamento de informações, opiniões e ideias mas não deixando de valorizar o pensamento independente, a análise profunda combinada com a dinâmica de mercado e a meritocracia do argumento.

 

Na Persevera, cada gestor tem liberdade e responsabilidade sobre seu portfólio, porém dentro de um ambiente colaborativo e desafiador.

 

Estruturação do produto: Fundo Diversificado por construção, com books independentes, não correlacionados e com orçamentos de risco pré-definidos e não fungíveis e geridos por profissionais com grande experiência em gestão de fundos e especialistas em seus mercados e estratégias específicas.

 

O objetivo da gestão é obter retornos acima do CDI através de operações nos mercados de juros, câmbio, ações, commodities e dívida, utilizando-se dos instrumentos disponíveis tanto nos mercados à vista quanto nos mercados de derivativos. A gestão utilizará estratégias em renda fixa e renda variável, no Brasil e no exterior, com abordagem macro e microeconômicas

 

Construção de Portfolio:  Processo de Geração de Posições baseado em:

  • Análise Macro + Métricas de Valuation: Cada gestor possui ferramentas/métricas para identificar o valor intrínseco das teses/posições de investimento e identificação preliminar das oportunidades

  • Filtro de tese de investimentos / ativos: Assimetria de valor (Valor intrínseco vs Preço de Mercado) é identificada e cada gestor monta a sua carteira respeitando os seus respectivos limites de risco

  • Implementação Dinâmica: Inicia-se o aprofundamento da análise e uma posição pequena pode ser implementada.

  • Comitê de investimentos: Tese de investimento / ativo é levada(o) para discussão entre os gestores para validar os argumentos

True-Partnership e alinhamento de interesses: todos os profissionais são sócios e investem grande parte de seus recursos próprios nos fundos da Persevera

 

Resiliência: Estrutura de custos alinhada ao tamanho da empresa, garantindo sua resiliência

 

Governança de Risco: Forte cultura de risco, integrada ao processo de gestão das carteiras. O gerenciamento e controle de risco e análise de performance estão integrados aos processos de investimentos. Nesse sentido, o reconhecimento, a mensuração, a análise, o monitoramento, o gerenciamento e o controle de riscos não são considerados atividades segregadas do processo de investimentos ,mas sim parte fundamental e intrínseca a ele.

O Perfil de Gestão de Risco da Persevera está, portanto, diretamente relacionada à sua filosofia de investimento.

UMA VISÃO DE RISCO DIFERENCIADA

A Persevera entende e considera que o caminho para o sucesso de investimentos de longo prazo tem muito mais relação com controle de risco do que com ‘agressividade’ dos investimentos.

 

Os grandes gestores destacam-se não só pela sua capacidade de gerar retornos consistentes no longo prazo, mas principalmente pela sua capacidade em gerenciar e controlar os riscos dos seus investimentos, tanto em situações de normalidade quanto em situações de ruptura.

 

Os resultados de grandes e excepcionais gestores são notáveis não apenas por décadas de consistência e alto-retorno, mas também - e principalmente - pela ausência de ‘desastres’.

Para se prevenir a esses eventuais ‘desastres’ a Persevera adota as seguintes “linhas-de-defesa”:

1ª Linha de Defesa: Perfil de Risco da Persevera – profissionais experientes e pensamento independente

2ª Linha de Defesa: Estruturação dos Produtos – diversificação integrada ao processo decisório

3ª Linha de Defesa: Gerenciamento de Risco

4ª Linha de Defesa: Controle de Risco

5ª Linha de Defesa: Limites de Exposição a fatores de Risco

6ª Linha de Defesa: Análise e controle de risco multi-dimensional

 

Em Políticas e Manuais apresentamos no documento "Persevera: Uma visão de Risco Diferenciada" os detalhes dessas linhas de defesa que, conjuntamente, reduzem a exposição da Persevera a situações de ‘desastre’.

 

+55 11 4780-3794 | contato@persevera.com.br

Rua Pedroso Alvarenga, 691, CJ 1607

Itaim Bibi - 04531-011 -  São Paulo - SP - Brasil

  • LinkedIn - círculo cinza
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Este site foi desenvolvido pela Persevera Gestão de Recursos Ltda. (“Persevera”) e tem caráter meramente informativo e não constitui uma oferta de serviço pela Persevera e nem venda de cotas dos fundos por ela geridos. A Persevera não comercializa e nem distribui cotas de fundos de investimento ou qualquer outro ativo financeiro. Para avaliação da performance de quaisquer fundos de investimentos, é recomendável uma análise de período de, no mínimo, 12 (doze) meses. Fundos de investimento não contam com garantia da Persevera, de qualquer de suas afiliadas, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Créditos - FGC. Os fundos geridos pela Persevera utilizam estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em significativas perdas patrimoniais para seus cotistas. As informações contidas neste website não constituem uma opinião ou recomendação, legal ou de qualquer outra natureza, por parte da Persevera, e não leva em consideração a situação particular de qualquer pessoa. A utilização das informações aqui contidas se dará exclusivamente por conta e risco de seu usuário. Antes de tomar qualquer decisão acerca de seus investimentos, a Persevera recomenda ao interessado que consulte um profissional especializado e também a leitura cuidadosa de prospectos, regulamentos e das lâminas de informações essenciais dos fundos de investimento.

© 2018 Persevera Gestão de Recursos Ltda. - Todos os Direitos Reservados